Fique Informado com os Noticiários Nacionais e Internacionais

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Mulher recuperada de covid-19 sente gosto de gasolina ao comer carne



A perda do olfato e do paladar é um dos sintomas mais frequentes da covid-19. Mesmo após a recuperação, algumas pessoas ainda relatam dificuldades em sentir gostos e cheiros. Esse é o caso de Kate McHenry, de 38 anos, que sente gosto de gasolina sempre que come carne. Segundo ela, até água passou a ter um cheiro ruim.

Em entrevista à BBC, ela contou teve covid-19 em março, e passou quatro semanas sem sentir cheiros. Quando finalmente recuperou o olfato, percebeu que algumas coisas “começaram a ter um gosto muito estranho” com odores naturais substituídos por um “fedor horrível”.

Por conta disso, ela perdeu o prazer de comer e acabou emagrecendo. Segundo ela, o problema é tão sério que em lugares onde há preparo de comida ela diz sentir um cheiro insuportável.

“Eu amo comer, sair para restaurantes, beber com meus amigos, mas tudo se foi. Carne tem gosto de gasolina e prosecco, de maçã podre. Se meu parceiro, Craig, come algo com curry, seu cheiro passa a ser horrível, sai por todos os poros dele, e não consigo mais ficar perto”, contou.

Essa condição caracterizada por confusões no olfato é chamada de parosmia. Nos casos mais graves, algumas pessoas sentem enjoo e ânsia de vômitos.

A reportagem da BBC explica que essa percepção de cheiros distorcidos acontece porque o coronavírus danifica o tecido e terminações nervosas do nariz.

Quando esses nervos voltam a crescer, o cérebro não consegue identificar os cheiros de maneira fiel, causando a confusão. Nesses casos, o olfato pode levar até anos para se normalizar.

Por Catraca Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário